Mangueira de gás e tomada

Olá pessoal.

Eu parei de escrever em junho, mas agora pretendo retomar com posts esporádicos. Muita coisa aconteceu desde então: mais falhas e desastres meus, muito mais aprendizados. Vou tentar colocar tudo aqui em ordem de acontecimento pra ninguém se perder no tempo.

No ultimo post, eu comentei sobre os problemas com a instalação dos móveis e da pedra da cozinha. O que faltou pra concluir isso foi a mangueira de gás pro fogão e a tomada do depurador.

Mangueira de gás

Como o meu fogão é do tipo Cooktop, a mangueira fica por dentro do móvel. Para isso, existe uma mangueira metálica, dentro das regras da ABNT (NBR 1417). Essa mangueira é só encaixada, presa com uma braçadeira, no fogão e no ponto de gás. Porém, como nada nessa vida é fácil, a mangueira tem quase o mesmo diâmetro que o encaixe do fogão e você tem que fazer muita força pra ela entrar. Aí vem a dica do dia: a mangueira é só revestida com uma malha de metal, mas continua sendo de borracha por dentro. Então aqueça um pouco de água e ponha a ponta da mangueira nessa agua até ela amolecer. Aí é só colocar a mangueira lá e apertar a braçadeira. Só não esqueça de colocar a braçadeira na mangueira ANTES de encaixar ela no fogão. Depois, não entra. #ficadica

Tomada para o depurador

Na instalação do depurador, eles deixaram um fio pendurado, mas faltou a ponta da tomada pra ligar o aparelho. Comprei o que precisava e fui montar. Usaria um alicate pra cortar o fio e uma chave de fenda pra prender o fio nos pólos da tomada e pra fechar a caixinha da tomada. Tudo à mão, vamos trabalhar.

“Mas ei, os caras deixaram o fio torto, com uma ponta maior que a outra.”

Não tive dúvida e passei o alicate pra deixar as tuas pontas do mesmo tamanho. Eu só esqueci de um pequeno detalhe. #FAIL

Quando eu apertei o alicate pra cortar as pontas do fio, vi um clarão e ouvi um estouro forte, seguido por fumaça e cheiro de queimado. ÓBVIO! Eu não desliguei o disjuntor e quando fui cortar as duas pontas ao mesmo tempo, fechei um curto-circuito. Resultado: O alicate. #VivendoEAprendendo

Felizmente, entre mortos e feridos salvaram-se quase todos mas o alicate nunca mais será o mesmo.

E como comentei também no último post, fiz minha pesquisa de camas e comprei uma ótima. No próximo texto, eu ponho fotos e algumas dicas para acertar na escolha.

Boa semana a todos!

Até…

Sobre cfmello

Mochileiro por opção, prefere engarrafamentos na estrada durante uma viagem a ficar preso em casa o final de semana todo. Viajante inveterado sempre pensando no próximo destino.
Esse post foi publicado em #Fail, Eletros, Instalação e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário